sábado, 16 de julho de 2011

As regras e normas na hora de escolher a escola

Perigo à vista: "Matricule-se e ganhe uma bicicleta!"


Prof. André L. Bendasoli

Quando pensamos em futuro, pensamos muito nos filhos. E dentre muitas coisas a escolha da escola ideal para o filho, a maratona é longa e cansativa, mas como escolher a melhor?                     
Primeiro de tudo evite aquelas que tratam a educação como uma mercadoria dando promoções do tipo “faça sua matricula e concorra a um celular ou uma bicicleta” algo desse tipo!
Na educação não existe promoção, você deve exigir sempre o melhor e para isso é fundamental conhecer a proposta pedagógica da escola, o seu regimento escolar que visa esclarecer alunos e pais sobre a organização escolar, através de um código escrito e exposto com toda a clareza, mostrando as regras e normas planejadas para um bom funcionamento da instituição de ensino.
A escola deve estabelecer os deveres do aluno para que
ele aprenda a usar sua liberdade, para que seja um ser ativo e que resolva seus problemas por si só, respeitando as normas e os limites e sendo responsável pelo seu comportamento, articulando-se e cooperando com todos, para que a escola seja um ambiente agradável e a sala um local de respeito aos colegas e aos professores.
Contudo, as normas não são meramente pautadas em um caráter impositivo e coercivo. Por partir de uma visão de aluno como ser humano completo, digno de suas qualidades, defeitos, angustias medos e desejos, procura tratá-lo por uma via de duas mãos, conferindo-lhe direitos e deveres aonde o diálogo e a compreensão são meios que fundamentam essa relação. Toma como assertiva a regulamentação dos direitos e deveres do aluno como instrumento essencial na formação de seu caráter, por isso, atos como atrasos injustificados, brigas, desobediência para com os professores e palavras de baixo calão são exemplos de proibições e não podem ser toleradas pela escola.
O uso de uniforme e a separação dos alunos mais velhos dos mais novos são alguns exemplos de medidas importantes de segurança que exemplificam a preocupação com o estudante e demonstram a importância do regimento nesse processo.
"A filosofia de uma pessoa não é melhor expressa em palavras; ela é expressa pelas escolhas que a pessoa faz. A longo prazo, moldamos nossas vidas e moldamos a nós mesmos. O processo nunca termina até que morramos. E, as escolhas que fizemos são, no final das contas, nossa própria responsabilidade." (Eleanor Roosevelt)
Prof. André Luis Bendasoli
Licenciatura plena em Matemática e Pós Graduado em Educação: Novos Paradigmas
Docente no Colégio A. B. E.

Nenhum comentário:

Postar um comentário