terça-feira, 16 de agosto de 2011

Dislexia, a criança disléxica em sala de aula

A aprendizagem reflete e caracteriza a mudança de uma conduta motivada em transformar um comportamento aperfeiçoando-o ou alimentando-o ao longo de um processo.

A aprendizagem é a aquisição de um conhecimento através da partilha entre duas ou mais pessoas que já detém uma determinada informação, construindo o saber de forma gradativa, indutiva e contínua (MAYER apud FRANÇA, 2009). De acordo com Goméz et al (2007, p. 159) "A dislexia é um dos termos mais utilizados dentro das dificuldades de aprendizagem". Para a autora é preciso compreender o porquê das causas que levam a criança apresentar dificuldades na sua lectoescrita, pois a partir do entendimento da causa, haverá ou surgirá possibilidades para se desenvolver estratégias adequadas para se trabalhar a dificuldade de aprendizagem da leitura na criança disléxica.

Antes, porém,. de se trabalhar quaisquer tipos de dificuldades de aprendizagem, principalmente a dislexia é preciso entender o que é e o quer dizer DISLEXIA.

Segundo Goméz et al (2007, p. 159): "diz-se que uma criança é disléxica quando encontra dificuldades na aprendizagem da leitura apesar de ter um desenvolvimento intelectual adequado para esse processo".

Por fim, entende-se que a Dislexia ocorre quando há fatores que provavelmente influencia o desenvolvimento da criança, por isso é imprescindível que o professor desenvolva o aprendizado de acordo com a evolução da criança, respeitando-a em todos seus passos e favorecendo que o aprendizado ocorra de forma mais natural possível.

Criado por: Profa. Letícia Martins de Oliveira Pupim

Referências Bibliográficas

CONDEMARIN. M. BLOMQUIST. M. Dislexia: manual de leitura corretiva. trad. Ana Maria Netto Machado. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.

FRANÇA. J. L. Metodologias de aprendizagem. Brasil: Cultural, 2009.

GOMÉZ et al. A. M. S. Dificuldades de aprendizagem: manual de orientação para pais e professores. Brasil: Cultural, 2007.

NICO. M. A. N; GONÇALVES. A. M. S.Facilitando a alfabetização: multissensorial fônica e articulatória. vol.1. São Paulo: Associação Brasileira de Dislexia, 2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário