quarta-feira, 12 de outubro de 2011

N. Sra. Aparecida

Neste dia 12 de outubro celebramos a Solenidade de Nossa Senhora Aparecida. A pescaria milagrosa
iníciou sua história em meados de 1717, quando chegou a Guaratinguetá a notícia de que o conde de Assumar, D. Pedro de Almeida e Portugal, governador da então Capitania de São Paulo e Minas de Ouro, iria passar pela povoação a caminho de Vila Rica (atual cidade de Ouro Preto), em Minas Gerais.
Desejosos de obsequiá-lo com o melhor pescado que obtivessem, os pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves lançaram as suas redes no rio Paraíba do Sul. Depois de muitas tentativas infrutíferas, descendo o curso do rio chegaram ao Porto Itaguaçu, a 12 de outubro. Já sem esperança, João Alves lançou a sua rede nas águas e apanhou o corpo de uma imagem de Nossa Senhora da Conceição sem a cabeça. Em nova tentativa apanhou a cabeça da imagem. Envolveram o achado em um lenço. Daí em diante, os peixes chegaram a fuzél para os três humildes pescadores.
(fonte: wikipédia).
Em 1930, o papa Pio XI proclamou Nossa Senhora Aparecida como padroeira do Brasil. Em 1967, no aniversário de 250 anos de devoção, o papa Paulo VI ofereceu a condecoração da Rosa de Ouro ao Santuário Nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário