quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Dia do Padroeiro é comemorado em Batatais: Bom Jesus da Cana Verde.

A Estância Turística de Batatais, está sob o a proteção de seu padroeiro: Bom Jesus da Cana Verde, desde seus primórdios.

Data de 06 de Agosto de 1728 a fundação da Sesmaria de Batatais, doada a Pedro da Rocha e passada na cidade de São Paulo. Em 1814, já existiam capelas e povoados e em 1815 é transformado em freguesia, sob o orago do Senhor Bom Jesus da Cana Verde. A emancipação político-administrativa, elevada a município, deu-se somente em 14 de março de 1839, e permaneceu sob as bênçãos do Senhor Bom Jesus da Cana Verde. Neste 6 de agosto, comemora-se então o dia do Padroeiro da Cidade de Batatais, sendo feriado municipal.

A principal Igreja da cidade, Matriz Bom Jesus da Cana Verde, que abriga a Paróquia Central de Batatais, teve sua forma atual iniciada em 1928, sob a direção do arquiteto italiano Júlio Latini em estilo neo-clássico, posteriormente contratou o engenheiro e arquiteto italiano Carlos Zamboni para execução da obra. Foi concluída em 1953, e no seu interior podemos encontrar grandes números de pinturas de Portinari. Os vitrais da Igreja são de autoria de Conrado Sorgenicht Filho, constituindo-se de 48 vitrais de grande dimensão com refinada técnica na distribuição de cores. O destaque especial é o altar-mor, verdadeiro monumento à iconografia universal do Senhor Bom Jesus da Cana Verde, pintada por Cândido Portinari, assim como um acervo de 21 telas. A Matriz Bom Jesus é visitada durante todo o ano, por turistas de diversas partes do país.

Quanto à imagem de Jesus, o título de Senhor da Cana Verde é devido a passagem do Evangelho que diz que os soldados coroaram Jesus e colocaram uma cana ou vara em sua mão, para zombar dele.
Para lembrar os sofrimentos do Salvador, as imagens que mostram Jesus carregando uma cana com a coroa na cabeça, recebem por essa devoção, o título de: SENHOR DA CANA VERDE; SENHOR ECCE HOMO; SENHOR BOM JESUS DA PEDRA; SENHOR BOM JESUS DA PEDRA FRIA. Essa imagem está ligada aos mistérios dolorosos: A coroação de espinhos. (Mc 15. 16-20).

Nenhum comentário:

Postar um comentário