domingo, 21 de julho de 2013

Jornada Mundial da Juventude: História

Jovens católicos de todo o mundo se reúnem no Rio de Janeiro/RJ para celebrar a eucaristia e a Palavra! Trata-se da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), uma grande celebração da fé que se realiza de 23 a 28 deste mês em terras brasileiras. O encontro, que tem como tema “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28,19), convida a juventude dos mais diversos cantos do mundo a anunciar o evangelho, a ser seguidora de Jesus.
As jornadas, realizadas desde o início dos anos 1980, incentivam a peregrinação e são ocasião de profunda renovação espiritual dos jovens. Em 1984, durante o jubileu do Ano Santo da redenção, mais de 300 mil jovens compareceram à vigília do domingo de Ramos em Roma. 
João Paulo II

Na oportunidade, João Paulo II entregou aos jovens a hoje conhecida Cruz Peregrina. No ano seguinte, a Igreja organizou novo encontro no Vaticano. Após esses marcantes encontros, o papa João Paulo II instituiu as JMJs como evento anual, alternando entre celebrações diocesanas e mundiais. Nas palavras de João Paulo II, as jornadas têm como objetivo principal “fazer a pessoa de Jesus o centro da fé e da vida de cada jovem”.
Itália, Espanha,Polônia, Estados Unidos, Filipinas, França, Alemanha e Austrália já receberam os encontros mundiais. Na América Latina, em 1997, na cidade de Bienos Aires, a Argentina acolheu a jornada. Em 2013, a cada da JMJ volta a ser a América do Sul, no Brasil – que já vivencia, há mais de um ano, o clima do evento, com a passagem da Cruz Peregrina e do ícone de Maria por todas as regiões do país.

Cruz Peregrina percorre todo o país.

Cruz Peregrina percorre todo o país.

Cruz Peregrina percorre todo o país.

Que este momento da Igreja em solo brasileiro possa fecundar a vida da juventude, fazendo brotar as sementes da esperança, da simplicidade, da ternura, da civilização do amor.






Papa Francisco
A presença do Papa Francisco em solo brasileiro, primeira viagem intercontinental como Papa, é momento de reflexão e de esperança na juventude que nos representa. Que sejam abençoadas as decisões que estes jovens que hoje participam deste jornada mundial, para que também nosso futuro tenha uma passagem de paz, progresso e harmonia entre os povos.




Fonte: Paullus Editora

Nenhum comentário:

Postar um comentário