segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Dia do Samba: 2 de dezembro

Casa do Samba realiza edição especial no Dia do Samba


É quase certo que quando compôs o samba “Na Baixa do Sapateiro”, Ary Barroso não imaginava que poderia protagonizar a instituição de um dia comemorativo ao samba no país. Embora haja controvérsias, uma das versões mais difundidas indica que o Dia Nacional do Samba, 2 dezembro, surgiu a partir de um projeto de lei apresentado na Câmara Municipal de Salvador (BA) pelo historiador  Luiz Menezes Monteiro da Costa (1920 – 1979), vereador na década de 50. Sua proposta foi baseada na data em que o mineiro Ary Barroso visitou a Bahia pela primeira vez, como forma de homenagear o compositor.
Em sua justificativa, Costa afirmara que, apesar de a letra de “Na Baixa do Sapateiro” homenagear a Bahia, Ary Barroso jamais havia pisado naquele Estado e, desta forma, a visita à Bahia deveria ser considerada um acontecimento relevante.
A proposta foi além de Salvador e ganhou coro, mais tarde, durante o 1º Congresso Nacional do Samba, realizado no Rio de Janeiro (então estado da Guanabara) entre 28 de novembro e 2 de dezembro de 1962. Um documento desenvolvido nos encontros referendava a mesma data como o Dia do Samba.
Para tornar legal a comoemoração, o projeto de lei n° 681, de 19 de novembro de 1962, do deputado estadual Anésio Frota Aguiar, foi apresentado na Assembleia Legislativa. Mesmo rejeitado pelos políticos desta primeira vez, durante 2º Congresso Nacional do Samba, em 1963, foi recomendado que o Dia do Samba fosse, sim, comemorado em 2 de dezembro.
Comemorações extra-oficiais existiram e a luta pelo criação do Dia do Samba prosseguiu na Assembleia Legislativa do Estado da Guanabara, através de Frota Aguiar, até a derrubada do veto e a consequente promulgação da lei n°554, de 29 de julho de 1964, que instituiu oficialmente a data consagrada ao samba.
A data se nacionalizou e se tornou um dia para brindar toda a riqueza do samba – hoje patrimônio imaterial do Brasil.
Por aqui, em Batatais, uma edição especial do programa Casa do Samba marcou a data em 2012. Em parceria com o grupo de samba Raiz Samba-6, uma festa em tributo ao samba foi realizada na chácara Ô, di Casa, com transmissão ao vivo pela Difusora 1080. E viva o samba!

Nenhum comentário:

Postar um comentário