quarta-feira, 11 de setembro de 2013

ABE 60 Anos no "Coração da Cidade"!

A Associação Batataense de Ensino, chegou aos 60 anos no dia 7 de setembro.
A saga da entidade, mantenedora do Colégio ABE,  começou com o propósito de proporcionar estudo de primeira qualidade a toda população e com valores acessíveis. Esta foi a base utilizada pelos “14”, que se dedicaram e fundaram a ABE: Dr. Paulo Scatena, Dr. Oswaldo Scatena, Sr. Archimedes Scatena, Sr. Rafael Faraco, Sr. Jayme Ermelindo Siena, Sr. Mário Martins de Barros, Sr. Anselmo Testa, Sr. Joaquim Barbosa Júnior, Sr. Antônio Josino Meirelles, Sr. Arnaldo Alcovér Junior, Prof. José F. Melo, Dr. Jésus Machado Tambellini, Dr. Jésus Brasílio Tambellini e Sr. Nillo Ferrari.
Primeira Instalação

Prédio atual

Primeira Diretoria
Após sua fundação, tomou posse a primeira diretoria: Diretor Presidente: Dr.Paulo Scatena, Diretor Secretário: Prof. José F. Melo e Diretor Tesoureiro: Sr. Nillo Ferrari. Completava esta diretoria, o secretário Uriel Bergamini e o Diretor Pedagógico: Prof. Antônio de Oliveira  Alves Pereira. Logo em seguida, assumiu a direção o Prof. Dr. Electro Bonini (que anos mais tarde fundaria a UNAERP  Ribeirão Preto) que inclusive foi quem assinou o primeiro Diploma de Técnico em
Dr. Paulo Scatena - 1º Presidente
Contabilidade, além de vários outros no tempo em que alí permaneceu. O paraninfo da primeira turma de formandos foi o Prof. Leandro Cavalcanti S. Guimaraes. Teve ainda outras pessoas na direção que muito dignificaram a história da ABE, como o Prof. Gilberto Dalla Vechia (diretor por cerca de 30 anos) e ainda o Prof. Antônio Lemes do Prado (Tuniquinho).
Apesar das 6 décadas de existência, apenas 5 pessoas foram presidentes da entidade: Dr. Paulo Scatena, Rafael    Faraco, Júlio Jorge Abeid Filho, Sérgio Brasílio Tambelini e o atual Prof. João Edno Garcia.
Ex-alunos de sucesso
Uma história cheia de emoção e glórias. Do ideal de formar profissionais de sucesso, a ABE foi muito além.
Roberto S Tofeti recebe diploma de sua mãe, na 1ª cerimônia de formatura da ABE
Os contabilistas da cidade passaram por suas cadeiras; seus ex-alunos são profissionais de sucesso em diversas empresas, como funcionários ou proprietários, para citar apenas alguns: Dr. Dimas Covas, Roberto Siena Toffeti, Geraldo Moi, Eunice Pereira da Silva, Dr. Élcio Garcia Ricco, José Luis Romagnoli, Manoel Henrique Raymundini, Renato Fantacini, Dr. Sebastião Mazzaron, Marilda Covas, Carlos Domingos Pupim, Eduardo Oliveira, Wilson Arantes, Delcidio Marcos Fiori, Dr. Thiago Dalpino, Celso Aparecido dos Santos, João Bosco Aleixo Silva, Carlos Marinheiro, Oswaldo Antoneli, Olavo Evaristo Benedini, Sidônio Pereira Pimenta, Carlos Alberto Fantacini, Antônio de Pádua Barros Cardoso, entre tantos outros que estão registrados na história gloriosa da tradicional “Escola de Comércio”. Vale ressaltar o recente feito dos formandos do último ano, onde todos conseguiram excelentes classificações em Universidades Federal, Estadual e Municipal, além das primeiras colocações nas particulares, com destaque para a aluna Isabella Venâncio, que além do Diploma de Honra ao Mérito do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRC), foi aprovada com méritos no vestibular da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, e hoje está cursando Engenharia de Alimentos. A ABE também tem o mérito de que todos os seus alunos que prestaram o Exame de Suficiência do CRC, passaram e hoje são contabilistas registrados.
Onde tudo começou e o prédio atual
O início das atividades foi ainda no prédio do antigo “EESA” onde funcionou também o “SESI”. Depois transferiu-se para o atual prédio, onde funcionou a Escola Estadual Dr. Washington Luis. Um centenário prédio, cuidado, conservado e mantido em sua originalidade. O Colégio ABE, sempre primou pela ética, os bons costumes, o ensino em sua excelência, por isso sempre foi uma escola formadora de bons profissionais e boas pessoas, o que lhe deu o carisma que possui em toda a cidade.
Apesar de sua tradicionalidade, o Colégio ABE está em constante evolução, buscando o apoio tecnológico a favor da educação, colocando os alunos em condições de aprendizagem de acordo com o contexto rápido e exigente que a globalização impõe a todos os futuros profissionais. Além do Ensino Médio, com material pedagógico do Sistema Positivo de Ensino, e o Técnico em Contabilidade, que já formou mais de 3.000 contabilistas, a ABE também tem o Ensino Fundamental, desde o1º Ano. Já no Ciclo II do Ensino Fundamental, o aluno tem noção de Contabilidade preparando-o para o colegial e o Ensino Profissionalizante.
Atual Diretoria
Há mais de uma década o Prof. João Edno Garcia, é o coordenador do Curso Profissionalizante - maior bandeira da ABE ou como ficou conhecida pelo seu nome inicial: “Escola de Comércio”,  - e hoje ocupa também a Presidência da Associação Batataense de Ensino, mantenedora do Colégio ABE. O Prof. João Edno, faz questão de frisar sempre que é ex-aluno da ABE, há vários anos é professor, passando a coordenador e posterior a Presidente desta instituição de ensino que tanto dedica seu apreço, carinho e gratidão, por tudo o que ela lhe proporcionou enquanto aluno. Compõe a sua diretoria, os Professores: André Luis Bendasoli – Vice-Presidente, Aparecida Edina da Silva – 1ª Secretária, Sérgio B. Tambelini – 2º Secretário, Paulo Adolfo Zapolla – 1º Tesoureiro, Márcio Testa – 2º Tesoureiro.
Profa. Edina - Diretora Pedagógica

Prof. João Edno - Diretor Presidente atual

A ABE tem uma proposta pedagógica de sucesso e segurança aos pais, que além de preparar os alunos para a vida acadêmica, também o prepara para a vida profissional.
Prof. Paulo e alunos do 9º Ano 2013
A Diretoria Pedagógica está a cargo da Profa. Aparecida Edina da Silva, apoiada pela Coordenadora Pedagógica Daiana Fiori, na Secretaria a eficiência de Célia dos Santos.

 Conta ainda com uma equipe de colaboradores e professores que só vem dignificar a existência e a permanência do nome do Colégio ABE por mais outras tantas décadas, não somente na memória dos alunos pelos ensinos recebidos, que ao serem lançados às Universidades ou ao mercado de trabalho tornam-se pessoas de sucesso, mas seu nome e sua história
gravados no coração da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário